"A música electrónica sobe esta noite de novo ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos. A proposta é a actuação de Kubik, num espectáculo promovido pela Empresa Municipal de Educação e Cultura e pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, integrado no programa ‘Subscuta’. Kubik é Victor Afonso, tem 36 anos, é licenciado em educação musical, mas não quis enveredar pelo caminho da música erudita, do jazz ou do pop/rock. O seu percurso musical começou em meados dos anos 80 com o rock alternativo, passando pela improvisação, as vanguardas resvalando, por último, para a electrónica. Como Kubik as primeiras impressões musicais remontam a 1999, ano em que foi vencedor em quatro categorias do concurso ‘Prémios Maqueta’, organizado pela Deixe de Ser Duro de Ouvido: Prémio ‘Melhor Maqueta de Dança’; Prémio de Imprensa ‘Jornal de Notícias’; Prémio de Imprensa ‘Correo Galego’ (Vigo) e Prémio ‘Musicnet’No final de 2001 edita ‘Oblique Musique’, um trabalho que teve grande aceitação por parte da crítica especializada.
Em 2004, abre o concerto de Fantômas na Aula Magna e tem em Mike Patton um fã incondicional. ‘Metamorphosia’, editado em 2005, é o seu segundo álbum como Kubik e mantém as mesmas directrizes de ‘Oblique Musique’ aos níveis sonoro e estético. Este trabalho é mais maduro, com mais elementos orgânicos, mais instrumentos reais, mais vocalizações e mais colaborações de outros músicos convidados.
Está dividido em duas partes, com introduções no princípio, meio e fim, juntando a experimentação a uma faceta lúdica.O Ciclo ‘Pós-Qualquer Coisa’ volta a marcar presença na próxima semana, dia 20, com o espectáculo dos Cartell 70".
Fonte: Correio do Minho 13-10-06Etiquetas: Eventos |